Pronto, chegamos ao tema metaverso, ads e games, ou seja, Advergames no Metaverso e vamos falar disso um pouco aqui. 

Mas o ponto é: o que é o Metaverso das marcas? 

O Nike Land pode nos responder isso de forma simples, fácil e direta: é um RP dentro de um game, num servidor compartilhado, aberto, de fácil acesso, que você, ou melhor, seu avatar, pode fazer o que quiser. 

PRONTO! 

Mistério resolvido. 

Quer fazer um metaverso? Alugue um servidor, faça um RP, deixe todo mundo entrar de um jeito sem muita burocracia e pronto, está feito! 

Mas como tudo isso é muito caro, as marcas andam realizando ações dentro de servidores já consagrados como Roblox, Minecraft, Sandbox, Fortnite, PUB-g, chegando até ao PKXD também (que não funciona como servidor, mas pode ser considerado um Metaverso). 

E sendo muito direto, tudo isso não passa de ações de marketing sendo realizadas dentro destes ambientes, transformando locais virtuais em advergames, cheios de desafios, aventuras, conversar, enfim, cheio de coisas para fazer, brincar, experimentar e jogar. 

No caso aqui do Nike Land, o jogador pode fazer muitas coisas que vão de colecionar produtos Nike como tênis, roupas, acessórios etc, ou mesmo desbloquear super poderes, até a construção de mini jogos. 

A experiência é muito legal, tem pistas de corridas, uma nuvem com turbina a jato para explorar tudo, você pode “alugar” uma quadra de futebol para jogar. 

Além disso, recolher moedas para trocar por produtos Nike é muito bacana. 

Esse aqui sou eu com um tênis estiloso:

Essa interação da marca com as novas gerações pode ser de grande valia para o futuro da comunicação para os pequenos consumidores: uma forma diferente de conseguir atingir públicos que antes eram focados naquilo que os pais querem para depois chegarem aos mais novos. 

Hoje, este tipo de objeto comunicativo pode trazer uma quebra estrutural nessa relação, “cortando” o caminho por meio dos pais e chegando diretamente nas crianças, que vão saber direcionar melhor o que querem consumir. 

Jogue aqui: 

https://www.roblox.com/nikeland

EN: 

The NIKE LAND and the Metaverse of Brands: let’s talk a little about that.

Okay, we came to the metaverse theme Advergames in the Metaverse and we are going to talk about it a little.

But the point is: what is the Metaverse of brands?

Nike Land can answer this in a simple, easy, and direct way: it’s a Rolling Play Game, on a shared, open, easy, and accessible server, where you, or your avatar, can do whatever want.

THAT’S IT!

Mystery solved.

Want to make a metaverse? Rent a server, create an RP, let everyone in without much bureaucracy and that’s it!

But, it’s very expensive to do it. So, brands are carrying out actions within already established servers such as Roblox, Minecraft, Sandbox, Fortnite, and PUB-g, even reaching PKXD as well (which does not work as a server, but can be considered a Metaverse).

And being very direct, all this is nothing more than marketing actions being carried out within these environments, transforming virtual places into advergames, full of challenges, adventures, conversation, and things to do, play, experiment, and more.

In the case of Nike Land, the player can do many things, from collecting Nike products such as shoes, clothes, accessories, etc., or even unlocking superpowers, to building mini-games.

The experience is very cool, it has race tracks, a cloud with a jet turbine to explore everything and you can “rent” a soccer field to play.

Also, collecting coins to exchange for Nike products is really cool.

This interaction of the brand with the new generations can be of great value for the future of communication with children’s consumers: a different way of reaching audiences that were previously focused on what parents want and then reaching the younger ones.

Today, this type of communicative object can cause a structural rupture in this relationship, “cutting” the way for the parents and directly reaching the children, who will know how to better direct what they want to consume.

Play here:

https://www.roblox.com/nikeland