To the last tree standing.

 

Esse, na minha visão, foi um dos cases mais inteligentes, intrigantes, sensatos, heróicos, fascinantes, entre tantos outro elogios de Cannes deste ano de 2018.

 

A história é a seguinte.

Uma floresta na Europa é uma das últimas florestas nativas existentes no continente. Então, o governo do país onde ela fica situada, abriu suas portas para que as árvores fossem derrubadas.

Uma tragédia sem fim.

Foi aí que o Greenpeace junto com a Ogilvy da Polônia trouxe uma ideia incrível: fazer a mesma floresta no MineCraft e, quando todo mundo estivesse já familiarizado com o local, curtindo, aproveitando, brincando com os animais que lá começaram a aparecer, entre outras coisas, derrubou todas as árvores, deixando apenas uma última árvore.

Cara, isso toca o coração de qualquer um.

E a jogada foi perfeita, elas transferiram para o digital o sentimento de perda que o real poderia passar, de uma hora para outra. Foi uma transferência do peso de se perder uma flores tão perfeita, que depois disso o crescimento da petição para que a floresta real não fosse mais tocada e preservada, cresceu incrivelmente.

Eu não coloquei dados aqui, porque isso está escrito na prancha e também no link do vídeo logo abaixo. Mas quero deixar aqui que esta é a prova do poder de transferência de sentimento que um game possui. Transfere emoção de uma maneira, na qual, neste caso, o sentimento de perda foi quase semelhante ao real. E esse foi o trigger para que a população se tocasse mais à respeito da causa. Ninguém foi acorrentado em árvores. Ninguém foi atropelado por escavadeira. Não aconteceu nada. Apenas um movimento que nasceu e ficou no digital, criando um super-impacto fora dele.

Lembra quando sua mãe tirava o seu doce, o sorvete pela metade, como castigo porque você fez algo errado. Foi quase isso.

O Greenpeace deu uma lição de mãe virtual nas pessoas.

Quanto ao advergame, bom… Eles usaram uma plataforma já existente para passar a mensagem de uma marca, o Greenpeace, então o conceito de advergame aqui também foi além. Ele foi produzido dentro de um game. Mas, neste caso e na minha visão, é quase um in-game advertising com pitadas de advergame.

 

https://www.youtube.com/watch?v=-Pi1l8kgBa4